quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O preconceito dentro de nós


Se o ser humano é considerado como um animal racional mas o preconceito é algo irracional. Então por que o ser humano é preconceituoso?

O ser humano evita, sempre que possível envolver-se com quem pensa, age, fala, dança ou até mesmo, é diferente de si próprio.

Preferimos nos envolver com quem tem os mesmos interesses, os mesmos gostos, a mesma religião ou até mesmo a mesma cor, por ser mais confortável para nós mesmos.

Quando entra em contato com algo diferente, rejeita esse ''algo'', porque tem medo de se tornar igual à ''aquela coisa''.

Um ótimo exemplo de como o homem é ignorante, é a cultura japonesa no Brasil. Quando você vê um grupo de pessoas vestidas de preto, com cabelos coloridos, (azul, rosa, verde, roxo, laranja) calçando Converse All Star, dançando uma música japonesa, você pensa ''bando de loucos sem noção'', sem se quer preocupar-se em tentar entender que músicas são aquelas, (geralmente são para - para, matsuri ou techpara, que são estilos de dança japonesa e cada coreografia daquelas é chamada de rotina) ou o porquê de estarem dançando aquilo.

Por mais que alguns não gostem, eu amo a cultura japonesa. Mesmo que não goste das mesmas coisas que a maioria das pessoas gosta, eu respeito a todos que me olham superficialmente e me enxergam como um cidadão enxerga a verdade ou como um cego vê o mundo.

Se você é preconceituoso, saiba, seu ser ignorante e repulsivo, ao menos respeitar quem é diferente de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário